sexta-feira, 6 de julho de 2012

Proposta Pedagogica





                    
Proposta Pedagógica
Fundamental I e II
Tema: Semeando a Leitura


                           Apresentação:
 
Esta proposta tem como tema "Leitura e Escrita", será ministrado pelos docentes do Ensino fundamental I e II da Rede Pública Municipal de Juazeiro Bahia , na Escola Municipal Eliseu santoscom a coordenação pedagógica de Giselia Amaral da Silva sobre a colaboração do Laboratório de informática.
Com uma carga horária de 200 dias letivo iniciando no período de 2009 a dezembro de 2012, tendo como público alvo os alunos do 1º ano ao 9º ano do Ensino Fundamental. Será ministrado por etapas, visando melhor desempenho do mesmo.
Cada turma será constituída de 20 a 25 alunos. O mesmo enfatizará o prazer e o hábito da leitura abrangendo os aspectos sócios, culturais e econômico, onde os educandos participem do processo de ensino- aprendizagem refletindo sobre a importância da leitura no seu cotidiano



Justificativa
Incentivar nossos alunos, professores e familiares para uma viagem a um mundo de sonhos, fantasias e novos conhecimentos, destacando-se a importância da leitura,  refletindo  sobre tudo que nos rodeia e desenvolvendo a capacidade de escrever, intensificar atividades de leitura dentro e fora da sala de aula.
A leitura é o modo mais prazeroso e eficaz de adquirir conhecimentos, contribuir para difundir informações e entretenimento, uma intimidade com as idéias, permitindo refletir e entender melhor. Assim, a leitura nos ensina a pensar e é pensando que se adquire conhecimento.
Aprender ler e escrever é um processo cognitivo, sempre há um receptor que interagem em uma situação comunicativa e concreta, sempre se diz ou se escreve algo para alguém com determinado propósito.
Diante dessa abordagem e observando as dificuldades de leitura e escrita dos alunos do fundamental I e II da Escola Municipal Eliseu Santos é que esta sendo elaborado esse projeto, visando compreender o ensino-aprendizagem.
É de suma importância que os educandos, professores, pais, cientes das necessidades e dificuldades de ler e escrever , construir e colaborem, com o bom funcionamento desse projeto que visa melhorias na leitura e escrita dos alunos.
O educador precisa  organizar –se  para alfabetizar, buscando a situação social, cultural e econômica do aluno,materiais didáticos necessário e o espaço físico adequado para desenvolver as habilidades do educando;que se encontra em dificuldades de leitura e escrita.
Portanto é necessário participar das experiências cotidianas do aluno, observando as necessidades e através de temas significativos, estimular a escrever textos dentro do contexto que estão inseridos de forma critica.
Ler não é apenas decodificar, mais compreender seu próprio mundo de forma globalizada.


                    Problema

A pratica de leitura e escrita  é fundamental para participação social e efetiva do individuo na sociedade,pois Por meio dela que o homem se comunica,tem acesso á informação, expressa e defende ponto de vista, partilha e constrói visões de mundo,produz conhecimento.
Hoje no Brasil muitos alunos têm dificuldades de vivenciarem a pratica de leitura e escrita.
São vários alunos que chegam na quinta serie do fundamental II sem saberem ler e escrever. Esse é um ato que incomoda aos profissionais do contexto educacional, visto que está presente na maioria das escolas brasileiras..
 Alunos esses que quando são interrogados pelo educador sobre a compreensão de determinados conteúdos conseguem sobressair, demonstrando o seu conhecimento, porem quando são solicitados para decodificar ou construir textos, demonstram grandes dificuldades para exercerem essa pratica.



Período: 2009 a 2012

Responsáveis: Coordenação e Direção e professores, secretários, toda equipe escolar e comunidade.



Objetivo geral:

Oportunizar o conhecimento de diferentes tipos de textos literários, refletir quanto à possibilidade de tornar-se um leitor escritor.. Conscientizando os responsáveis do incentivo à leitura para nossos alunos que o hábito da leitura é adquirido diariamente e  assim estimulando o hábito pela leitura.

 Objetivos específicos:
·        Desenvolver o hábito de Leitura
·        Melhorar o desempenho dos educadores.
·        Adquirir novos conhecimentos.
·        Que os alunos possam avançar na reflexão da escrita.
·        Garantir que todos tenham conhecimento que a leitura é a chave para o sucesso.

Atividades Propostas:

               Construção de livros de literatura-
Através do conto reconto e reescrita o professor elaborou vários livros, que ampliou o acervo da escola.

                     Produção textual
Colocando os alunos em equipe, uma equipe sae, a outra junta de dois a dois e ler um para o outro. Logo a volta dos demais  o que ficou conta o que foi lido e o outro vai escrevendo  e apresenta  para o grupão. Que avaliara se foi isso que lemos.

                        Textos malucos
O professor divide a turma em grupos e entrega varias personagens de  diferentes  historia, será produzido um texto aonde tenha todos esses personagens e cada um tenha o papel diferente da sua historia de origem. Ex. a bruxa é boa, a fada é mal.
                    
         
Leitura de livros paradidaticos,
A coordenadora ou outra pessoa entra na sala caracterizado de um personagem e conta uma historia, depois oferece uma bolsa com livros e pergunta qual o aluno que quer levar pra contar a mamãe.
 No dia seguinte volta outro personagem e pergunta quem levou a bolsa, pergunta se leu, gostou e oferece um premio.

Construção de gibis.
Após a leitura e discurssão de varias historia em quadrinhos os alunos deverão construir uma historia em quadrinhos
                                                            



Trabalho com desenho, recortes, dobraduras.
O professor conta uma historia e os alunos farão desenhos, dobraduras conforme o que for lendo.

           Construção da síntese de livros lidos
Após a leitura  de um livro o aluno colocara em um painel tudo que entendeu da leitura, nome do livro autor....Etc.

                                  Intercambio escolar
A professora chega com uma carta explicando que recebeu de uma turma de outra escola e juntos lêem e após todos responder coletivamente ou para cada colega.

                 Construção do jornal na escola
Um aluno fica responsável de digitar as noticias que ocorrem no bairro ou na  escola no jornal, outro vai buscar as noticias, outro faz a divulgação.

                             Festival de Leitura
Os alunos pegam emprestado o livro que querem ler, depois constroem um texto de  acordo com o livro que leu .Guardamos todos os textos no final do projeto e premiado o aluno que mais leu livros na escola.




                         Quebra-cabeça textual
A professora divide a turma em grupo e entrega um texto recortado  os alunos irão montar o texto , seguindo toda seqüência textual, organização.

                                     Caixa supressa

O professor com um caixa em forma de presentes passa algumas horas da aula fazendo um suspense do que tem ali dentro..Logo a mesma tira da caixa um livro de historia e ler para eles, ou retira uma frase interessante, vai usando a criatividade.


                                 
                                 Novela, filmes (síntese)
Pede ao aluno que assista um filme, novela e no outro dia contara para todos e produzira um texto.

                               Textos engraçados

Espalhar pó toda escola vários textos engraçados , piada, expondo nos banheiros, corredores, nos lugares que eles costumam mais escrever.
                          Leitura permanente (professor)

Todos os dias os professores ler um textos para os alunos. diversificar os textos.


                              Teatro na escola
O professor divide a turma em grupos e cada um ler um livro apois elabora uma peça teatral e apresenta para os demais. A cada mês todas as turmas  apresentam.

                                Cantinho da leitura
No canto da sala o professor constroem um cantinho bem aconchegante e expõe vários livros para que o aluno esteja sempre em acesso.

                                      Gincana  cultural

Divide  a escola em grupos através das cores, cada cor é uma equipe. Elabora as provas com antecedência,as provas são baseada em uma cultura.

 Empreendimento final:
Exposição dos livros, apresentações culturais, exposição dos resultados. Premiação.

Avaliação:
Diagnostico mensal para observar o desempenho dos alunos. E os dados do geris da secretaria de educação e o IDEB
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
FEBVRE, Lucien. O aparecimento do livro. São Paulo: UNESP, 1992.
Solé Isabel.Estrategias de Leitura 6ª edição- 1998
 Ramos Rossana. 200 dias de leitura e escrita-2005
Baú de leitura-Lendo historia construindo cidadania- 2006
Internet.
Saber, Maria Gloria. Escrita infantil - 2009
http://www.cg.org.br/gt/gtbv/bibliotecas.htm
A proposta pedagogica e o PPP da Escola Municipal Eliseu Santos_Juazeiro Bahia 

Agradecimentos:
A Deus e a todos funcionários que de certa forma contribuem, aos docentes, discentes, secretários e direção.


Coordenação Pedagógica
Giselia Amaral


Apos a leitura da proposta pedagogica e assistir o video, reflita:


Sabemos que são vários os motivos que levam uma criança a ter dificuldades de ler e escrever como:  estimulo a leitura desde cedo, pais que trabalham e não dão assistencia devida a criança,alimentação inadequada, materiais adequados na escola..etc. 
Hoje temos observado tantos programa do governo para beneficiar  essas crianças, merenda escolar, bolsa familia,  formações para os educadores da escola publica, materiais de qualidade, laboratorio de informatica.
Por que  a maioria dos alunos do fundamental I e series iniciais  de escolas publicas não sabem ler e escrever na faixa etaria  adequada?