Proposta Pedagógica
Fundamental I e II
Tema: Semeando a Leitura
Apresentação:
Esta proposta tem como tema "Leitura e Escrita", será ministrado pelos
docentes do Ensino fundamental I e II da Rede Pública Municipal de Juazeiro
Bahia , na Escola Municipal Eliseu santoscom a coordenação pedagógica de Giselia Amaral
da Silva sobre a colaboração do Laboratório de
informática.
Com
uma carga horária de 200 dias letivo iniciando no período de 2009 a dezembro de 2012, tendo como público alvo os alunos do 1º ano ao 9º ano do
Ensino Fundamental. Será ministrado por etapas, visando melhor desempenho do
mesmo.
Cada turma será constituída de 20 a 25 alunos. O mesmo
enfatizará o prazer e o hábito da leitura abrangendo os aspectos sócios,
culturais e econômico, onde os educandos participem do processo de ensino-
aprendizagem refletindo sobre a importância da leitura no seu cotidiano
Justificativa
Incentivar nossos alunos,
professores e familiares para uma viagem a um mundo de sonhos, fantasias e
novos conhecimentos, destacando-se a importância da leitura, refletindo
sobre tudo que nos rodeia e desenvolvendo a capacidade de escrever,
intensificar atividades de leitura dentro e fora da sala de aula.
A leitura é o modo mais prazeroso e eficaz de adquirir
conhecimentos, contribuir para difundir informações e entretenimento, uma
intimidade com as idéias, permitindo refletir e entender melhor. Assim, a
leitura nos ensina a pensar e é pensando que se adquire conhecimento.
Aprender ler e escrever é um processo cognitivo, sempre há
um receptor que interagem em uma situação comunicativa e concreta, sempre se
diz ou se escreve algo para alguém com determinado propósito.
Diante dessa abordagem e observando as dificuldades de
leitura e escrita dos alunos do fundamental I e II da Escola Municipal Eliseu
Santos é que esta sendo elaborado esse projeto, visando compreender o
ensino-aprendizagem.
É de suma importância que os educandos, professores, pais,
cientes das necessidades e dificuldades de ler e escrever , construir e
colaborem, com o bom funcionamento desse projeto que visa melhorias na leitura
e escrita dos alunos.
O educador precisa
organizar –se para alfabetizar,
buscando a situação social, cultural e econômica do aluno,materiais didáticos
necessário e o espaço físico adequado para desenvolver as habilidades do educando;que se encontra em dificuldades de
leitura e escrita.
Portanto é necessário participar das experiências cotidianas
do aluno, observando as necessidades e através de temas significativos,
estimular a escrever textos dentro do contexto que estão inseridos de forma
critica.
Ler não é apenas decodificar, mais compreender seu próprio
mundo de forma globalizada.
Problema
A pratica de leitura e escrita é fundamental para participação social e
efetiva do individuo na sociedade,pois Por meio dela que o homem se
comunica,tem acesso á informação, expressa e defende ponto de vista, partilha e
constrói visões de mundo,produz conhecimento.
Hoje no Brasil muitos alunos têm dificuldades de vivenciarem
a pratica de leitura e escrita.
São vários alunos que chegam na quinta serie do fundamental
II sem saberem ler e escrever. Esse é um ato que incomoda aos profissionais do
contexto educacional, visto que está presente na maioria das escolas
brasileiras..
Alunos esses que
quando são interrogados pelo educador sobre a compreensão de determinados
conteúdos conseguem sobressair, demonstrando o seu conhecimento, porem quando
são solicitados para decodificar ou construir textos, demonstram grandes
dificuldades para exercerem essa pratica.
Período:
2009 a 2012
Responsáveis:
Coordenação e Direção e professores, secretários, toda equipe escolar e comunidade.
Objetivo geral:
Oportunizar o conhecimento
de diferentes tipos de textos literários, refletir quanto à possibilidade de
tornar-se um leitor escritor.. Conscientizando os responsáveis do incentivo à
leitura para nossos alunos que o hábito da leitura é adquirido diariamente e assim estimulando o hábito pela leitura.
Objetivos
específicos:
·
Desenvolver o
hábito de Leitura
·
Melhorar o
desempenho dos educadores.
·
Adquirir novos
conhecimentos.
·
Que os alunos
possam avançar na reflexão da escrita.
·
Garantir que
todos tenham conhecimento que a leitura é a chave para o sucesso.
Atividades Propostas:
Construção de livros de literatura-
Através do conto reconto e
reescrita o professor elaborou vários livros, que ampliou o acervo da escola.
Produção textual
Colocando os alunos em
equipe, uma equipe sae, a outra junta de dois a dois e ler um para o outro.
Logo a volta dos demais o que ficou
conta o que foi lido e o outro vai escrevendo
e apresenta para o grupão. Que
avaliara se foi isso que lemos.
Textos malucos
O professor divide a turma
em grupos e entrega varias personagens de
diferentes historia, será
produzido um texto aonde tenha todos esses personagens e cada um tenha o papel diferente
da sua historia de origem. Ex. a bruxa é boa, a fada é mal.
Leitura de livros paradidaticos,
A coordenadora ou outra
pessoa entra na sala caracterizado de um personagem e conta uma historia,
depois oferece uma bolsa com livros e pergunta qual o aluno que quer levar pra
contar a mamãe.
No dia seguinte volta outro personagem e
pergunta quem levou a bolsa, pergunta se leu, gostou e oferece um premio.
Construção de gibis.
Após a leitura e discurssão
de varias historia em quadrinhos os alunos deverão construir uma historia em
quadrinhos
Trabalho com desenho,
recortes, dobraduras.
O professor conta uma
historia e os alunos farão desenhos, dobraduras conforme o que for lendo.
Construção da síntese de livros
lidos
Após a leitura de um livro o aluno colocara em um painel
tudo que entendeu da leitura, nome do livro autor....Etc.
Intercambio
escolar
A professora chega com uma
carta explicando que recebeu de uma turma de outra escola e juntos lêem e após
todos responder coletivamente ou para cada colega.
Construção do jornal na escola
Um aluno fica responsável de
digitar as noticias que ocorrem no bairro ou na
escola no jornal, outro vai buscar as noticias, outro faz a divulgação.
Festival de
Leitura
Os alunos pegam emprestado o
livro que querem ler, depois constroem um texto de acordo com o livro que leu .Guardamos todos
os textos no final do projeto e premiado o aluno que mais leu livros na escola.
Quebra-cabeça textual
A professora divide a turma
em grupo e entrega um texto recortado os
alunos irão montar o texto , seguindo toda seqüência textual, organização.
Caixa
supressa
O professor com um caixa em
forma de presentes passa algumas horas da aula fazendo um suspense do que tem
ali dentro..Logo a mesma tira da caixa um livro de historia e ler para eles, ou
retira uma frase interessante, vai usando a criatividade.
Novela, filmes
(síntese)
Pede ao aluno que assista um
filme, novela e no outro dia contara para todos e produzira um texto.
Textos engraçados
Espalhar pó toda escola
vários textos engraçados , piada, expondo nos banheiros, corredores, nos
lugares que eles costumam mais escrever.
Leitura permanente
(professor)
Todos os dias os professores
ler um textos para os alunos. diversificar os textos.
Teatro na escola
O professor divide a turma
em grupos e cada um ler um livro apois elabora uma peça teatral e apresenta
para os demais. A cada mês todas as turmas
apresentam.
Cantinho da
leitura
No canto da sala o professor
constroem um cantinho bem aconchegante e expõe vários livros para que o aluno
esteja sempre em acesso.
Gincana cultural
Divide a escola em grupos através das cores, cada cor é uma
equipe. Elabora as provas com antecedência,as provas são baseada em uma
cultura.
Empreendimento final:
Exposição dos livros,
apresentações culturais, exposição dos resultados. Premiação.
Avaliação:
Diagnostico mensal para
observar o desempenho dos alunos. E os dados do geris da secretaria de educação
e o IDEB
REFERÊNCIAS
BIBLIOGRÁFICAS
FEBVRE, Lucien. O aparecimento do livro.
São Paulo: UNESP, 1992.
Solé Isabel.Estrategias de Leitura 6ª edição- 1998
Ramos Rossana. 200 dias de leitura e escrita-2005
Baú de leitura-Lendo historia construindo
cidadania- 2006
Internet.
Saber, Maria Gloria. Escrita infantil - 2009
http://www.cg.org.br/gt/gtbv/bibliotecas.htm
A proposta pedagogica e o PPP da Escola Municipal Eliseu Santos_Juazeiro Bahia
Agradecimentos:
A Deus e a todos
funcionários que de certa forma contribuem, aos docentes, discentes,
secretários e direção.
Coordenação Pedagógica
Giselia Amaral
Apos a leitura da proposta pedagogica e assistir o video, reflita:
Sabemos que são vários os motivos que levam uma criança a ter dificuldades de ler e escrever como: estimulo a leitura desde cedo, pais que trabalham e não dão assistencia devida a criança,alimentação inadequada, materiais adequados na escola..etc.
Hoje temos observado tantos programa do governo para beneficiar essas crianças, merenda escolar, bolsa familia, formações para os educadores da escola publica, materiais de qualidade, laboratorio de informatica.
Por que a maioria dos alunos do fundamental I e series iniciais de escolas publicas não sabem ler e escrever na faixa etaria adequada?
Apos a leitura da proposta pedagogica e assistir o video, reflita:
Sabemos que são vários os motivos que levam uma criança a ter dificuldades de ler e escrever como: estimulo a leitura desde cedo, pais que trabalham e não dão assistencia devida a criança,alimentação inadequada, materiais adequados na escola..etc.
Hoje temos observado tantos programa do governo para beneficiar essas crianças, merenda escolar, bolsa familia, formações para os educadores da escola publica, materiais de qualidade, laboratorio de informatica.
Por que a maioria dos alunos do fundamental I e series iniciais de escolas publicas não sabem ler e escrever na faixa etaria adequada?
Nenhum comentário:
Postar um comentário